BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
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terça-feira, 14 de abril de 2009

Jennifer Aniston


Grandes Mestres

Jean-François Millet
(1814-1875)

Realismo

Jean-François Millet, pintor francês realista do século XIX, criou em suas obras várias representações da vida no campo.

Os seus quadros mais conhecidos são O Angelus e As Respigadoras. A partir de 1849, Millet instala-se em Barbizon, perto da floresta de Fontainebleau. Lá, ele passava as manhãs cuidando do seu jardim, e as tardes eram dedicadas à pintura.

Em suas obras, Millet queria mostrar ao mesmo tempo a rudeza e a nobreza do trabalho no campo. Ele representou muitas cenas da vida no campo sem as idealizar, ao contrário do que faziam os seus contemporâneos. Ele fazia no local os esboços que utilizava depois para compor os seus quadros.

Um dos quadros mais amáveis de Millet é A preocupação maternal onde o artista reflete a simples existência e sensibilidade das pessoas do campo. Em Camponesa a dar de comer aos filhos, é visível a simplicidade do campo e o desdobrar de atenção de uma mãe ao alimentar os três filhos

domingo, 12 de abril de 2009

Jennifer Aniston




Canson 230g. lápis Staedtler HB e 2B, Faber Castel 4B e 6B e lapiseira 0.2 B.

Grandes Mestres

Tarsila do Amaral
(1886-1973)

Cubismo

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 em Capivari, interior do Estado de São Paulo. Era neta de José Estanislau do Amaral, conhecido como "o milionário". O pai de Tarsila herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais ela passou a infância e a adolescência. Estudou em São Paulo no Colégio Sion e completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus, aos 16 anos. Casou-se em 1906 com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separou-se dele e começou a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo. Posteriormente, estudou desenho e pintura com Pedro Alexandrino.

Em 1920 embarcou para a Europa objetivando ingressar na Académie Julian em Paris. Freqüentou também o ateliê de Émile Renard. Em 1922, teve uma tela admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. No mesmo ano, regressou ao Brasil e se integrou ao grupo modernista formado por Anita Malfatti, Oswald de Andrade,

Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época, começou seu namoro com o escritor Oswald de Andrade. Voltou à Europa em 1923 e teve contato com os modernistas que lá se encontravam. Manteve estreita amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visitou o Brasil em 1924. Iniciou sua pintura Pau-brasil dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros. Em 1926, expôs em Paris, obtendo grande sucesso. Casou-se no mesmo ano com Oswald de Andrade. Em 1928 pintou o Abaporu para dar de presente de aniversário ao marido, que se empolgou com a tela e criou o Movimento Antropofágico. Em 1929, expôs individualmente pela primeira vez no Brasil. Separou-se de Oswald em 1930. Viveu com o escritor Luís Martins por quase vinte anos.

Em 1933, pintou o quadro Operários e deu início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participou do I Salão Paulista de Belas Artes. De 1936 a 1952, trabalhou como colunista nos Diários Associados. Nos anos 50 voltou ao tema Pau-brasil. Participou em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963, ganhou uma sala especial na VII Bienal de São Paulo e, no ano seguinte, participação especial na XXXII Bienal de Veneza. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Angelina Jolie




Papel Canson 230g. lápis Staedtler 6B, 4B, 2B, B e lapiseira 0.2 B

Grandes Mestres

Van Gogh
(1853-1890)

Expressionismo Rebelde, inclinado à solidão e até mesmo insociável, Van Gogh foi um desajustado em seu lar, em sua terra e em sua sociedade. Desde jovem, teve dificuldade em se adequar aos padrões de sua época e passou por diversos trabalhos, até descobrir sua verdadeira aptidão - a pintura.

Em 1888, deixou Paris e foi para Arles, cidade do sul da França, onde passou a pintar ao ar livre. O sol intenso da região mediterrânea interferiu em sua pintura, e ele libertou-se completamente de qualquer naturalismo no emprego das cores, declarando-se um colorista arbitrário.

Interessou-se pelo trabalho de Gauguim, principalmente pela sua decisão de simplificar as formas dos seres, reduzir os efeitos de luz e usar zonas de cores bem definidas.

Em 1890, passou por várias crises nervosas e, depois de internações e tratamentos médicos, dirigiu-se para Anvers, uma cidade tranqüila ao norte da França. Nessa época, em três meses apenas, pintou cerca de oitenta telas com cores fortes e retorcidas. Em julho do mesmo ano, ele suicidou-se, deixando uma obra plástica composta por 879 pinturas, 1756 desenhos e dez gravuras.

Enquanto viveu, não foi reconhecido pelo público nem pelos críticos, que não souberam ver em sua obra os primeiros passos em direção à arte moderna. Foi o precursor do Expressionismo.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Origem do Grafite



A grafite é um dos alótropos do carbono; é um condutor, e pode ser usado, por exemplo, como os eletrodos de uma lâmpada elétrica de arco voltaico.
A grafite tem múltiplas e importantes aplicações industriais, embora seja mais conhecida popularmente por sua utilização como mina do lápis.
As primeiras minas de grafite foram descobertas em 1400 na Baviera, hoje uma região da Alemanha. A história popular é que, seguindo uma tempestade muito violenta, no dia seguinte os moradores encontraram um número de árvores tinham sido fundidas a baixo, expondo o material preto a vista.As partes foram escavadas mas ainda não se sabia muito bem o que fazer .
Em 1504, descobriram uma mina de grafite em Cumberland, na Inglaterra. Somente no final do século XVIII o químico Karl Wilhelm Scheele comprovou cientificamente, que a grafite era um elemento próprio (carbono).
A grafite da mina inglesa de Cumberland foi de tal forma explorado, que os ingleses passaram a proibir sua exploração sob ameaça de pena de morte. A qualidade da grafite inglês e os lápis com ele produzidos foram desvalorizando-se cada vez mais.
O lápis surge na Alemanha pela primeira vez em 1644 na agenda de um Oficial de Artilharia. Em 1761 na aldeia de Stein, perto de Nuremberg, Kaspar Faber inicia sua própria fábrica de produção de lápis na Alemanha.
A partir de 1839 ocorre um aperfeiçoamento do chamado processo de fabricação da grafite, com a adição de argila; uma invenção quase paralela do francês Conté e do austríaco Hartmuth no final do século XVIII. A partir de então argila e grafite moídos são misturados até formarem uma pequena vara e depois queimados. Através da mistura de argila com grafite tornou-se então possível fabricar lápis com diferentes graus de dureza.
Lothar von Faber aumenta a capacidade de produção de sua fábrica. Após a construção de um moinho de água, a serragem e entalhamento da madeira passam a ser mecanizados e uma máquina a vapor torna a fabricação ainda mais racional. Desta forma está aberto o caminho para a indústria de grande porte.
Em 1856 Lothar von Faber adquire uma mina de grafite na Sibéria, não muito distante de Irkutsk, que produzia o melhor grafite da época. O "ouro negro", como o grafite era chamado, era transportado por terra nas costas de renas ao longo de caminhos inóspitos e acidentados. Somente ao chegar a cidade portuária, o material podia ser enviado de navio para locais mais distantes.
Dos tempos pioneiros até os dias de hoje, tanto a qualidade quanto a forma de produção dos lápis de grafite e dos lápis de cor, foram sendo cada vez mais aprimoradas. Embora a forma e a aparência externa dos lápis tenham sido mantidas iguais até os nossos dias, não é possível comparar os lápis fabricados antigamente com a pureza e seriedade com que os artigos atuais são produzidos.
A grafite pode ser usada praticamente em todas as superfícies, exceto nas plastificadas, onde adere mal. Quase todos os tipos de papel -n lisos, texturados, rugosos - são também um suporte adequado. Papéis como o "Ingres" ou "Canson" são ótimos suportes para trabalhos em valores de cinzento e n"degrades".
O tipo de papel que se usa é importantíssimo, pois determina a forma como a grafite se vai comportar. Papéis coloridos são também frequentemente usados para trabalhos de desenho à grafite.
E ai nós que desenhamos conceguimos desempenhar um trabalho cada dia melhor para vocês, usando é claro materiais de qualidade.
Um grande abraço a todos...Lis

quarta-feira, 25 de março de 2009

Elvis Presley



Papel Canson 230g. , lápis Staedtler HB, 3B, 4B e 6B, lapiseira 0.5 4B para o acabamento.

Grandes Mestres

Michelangelo Buonarroti
(1475 - 1564)

Renascimento

Pintor, escultor, arquiteto e poeta italiano, Michelangelo foi um dos maiores artistas de todos os tempos. Nasceu e estudou em Florença, mas criou as primeiras grandes esculturas em Roma: a Pietá (1499) e Baco (1496-1497). De volta a Florença, completou a sua famosa estátua de David, em 1504; com 30 anos de idade, era chamado de "o divino" por seu notável talento. Foi então que o Papa Julio II pediu-lhe que pintasse o teto da Capela Sistina. Trabalhando quase sem ajuda e deitado de costas em andaimes precários, Michelangelo levou quatro anos para pintar as cenas do Antigo Testamento, entre elas A Criação de Adão, o Dilúvio e A Embriaguez de Noé. Mais tarde, entre 1535 e 1541, pintou O Juízo Final na parede do altar da capela Sistina. Aos 71 anos, foi nomeado arquiteto da Basílica de São Pedro. Pouco antes de morrer, com 89 anos, ainda escrevia poesias.

Michelangelo tinha profundas convicções religiosas e sempre afirmava que seu trabalho incansável era inspirado pela glória de Deus. Um dos seus maiores desafios foi a encomenda do túmulo do Papa Julio II no qual trabalhou por cerca de 40 anos, durante os quais o desenho foi modificado muitas vezes. A versão final foi completada em 1545, mas a figura de Moisés foi a única feita pelo próprio Michelangelo.


sábado, 21 de março de 2009

Gisele Bundchen



Papel Canson 230g. lapis HB, 2B, 4B e o fundo com grafite 6B

Grandes Mestres

Rafael
(1483-1520)

Renascimento

Rafaello Santi, ou Rafaello Sanzio, foi o pintor renascentista italiano considerado um dos maiores e mais importantes artistas de todos os tempos. Entre suas primeiras obras, realizadas em Perúgia, destacam-se duas grandes composições: O Casamento da Virgem (1504) e a folha do retábulo de Cittá de Castello, que representa a Crucificação com dois anjos, a Virgem e os santos Jerônimo, Madalena e João Evangelista (1503).

Em 1504, mudou-se para Florença, período em que efetuou uma mudança estilística que abrange desde a composição geométrica e a ênfase na perspectiva até uma maneira mais natural e suave de pintar. As obras mais importantes desse período são, A Madona do grão-duque (1504-1505), A Bela Jardineira (1507-1508),

A Virgem do Pintassilgo (1505) e A Madona do Baldaquino (1508). Em 1508, Rafael foi para Roma a chamado do papa Julio II, que o encarregou da decoração do mural de quatro pequenos aposentos do Palácio do Vaticano. Entre as pinturas de cavalete desse período, destacam-se o retrato de Julio II (1511-1512), A Madonna Sistina (c. 1514) e A Transfiguração (1517-1520)

domingo, 15 de março de 2009

Will Smith



Papel Canson 230g, lapis Hb, 2B, 4B e 6B da Staedtler.
Este trabalho foi exposto na XV Expo Art.em Hamamatsu




quinta-feira, 12 de março de 2009

Bruce Willis




Este trabalho participou da XV Expo Art.em Hamamatsu
Bruce Willis, feito a grafite.
Lapis HB, 2B, 4B, 6B e lapiseira 0.2 B papel Cansom 230g.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Tipos de Grafite

Tipos de Grafite
Hoje os grafites podem ser obtidos em forma de lápis, lapiseiras ou mesmo em barras mais robustas enroladas em plástico.
Os lápis são fabricados com diferença na composição das misturas de argila e grafita, o que confere a eles variação na dureza e no efeito dos traços produzidos. Os lápis mais duros, são referenciados com a   letra H do Inglês hard, enquanto os mais macios recebem a letra B de black, por produzirem traços mais escuros. Junto com a letra é associado um número para distinguir o grau de dureza ou maciez, sendo a escala mais comum do 6H até o 6B, porém existem alguns fabricantes que estendem a escala até os limites de 10H a 9B.
Quanto maior o número do H, mais duro será o grafite, por outro lado, quanto maior o número do B, mais macio ele se torna, portanto o lápis 4H é mais duro que o 2H e o
3B é mais duro que o 6B. No centro da escala encontra-se de maneira intrusa, o lápis F, de for fine point. A explicação é a de que este seria o grafite com o qual se consegue manter a ponta fina por mais tempo.
O lápis HB, também no centro da escala, é o lápis intermediário, normalmente utilizado na escrita. E a propósito do comentário, existe uma outra numeração utilizada, onde os lápis são seqüenciados através de números, sem as letras, que vão de zero a cinco, sendo o zero o mais macio e o cinco o mais duro. Na correspondência o número dois equivale ao HB, daí a razão do número dois nos lápis que adquirimos em papelarias para a escrita.
Embora exista uma graduação nos lápis utilizados para escrever, estes não se comparam em qualidade aos utilizados para atividades gráficas, artísticas ou técnicas. Quanto a isto, os lápis técnicos são os mais duros, do 10H até o HB e os artísticos de 2H até o 9B, porém o uso na prática, vai do gosto individual de cada um, tendo artistas que costumam utilizar por exemplo lápis mais duros como o 4H para a confecção de sua arte.
Apesar de o desenho com lápis de grafite ser realizado muitas vezes como base para o trabalho com outros materiais, é possível a criação de belas obras exclusivamente com o seu uso. Devido a grande variedade de tons e capacidade de ser trabalhado com ponta muito fina, o lápis 
de grafite dá ao artista meios de realizar a confecção de simples até complexos desenhos.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Airton Senna da Silva


Grandes Mestres

Leonardo da Vinci
(1452-1519)

Renascimento

Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, mas há dúvidas sobre o local de seu nascimento: para alguns historiadores, foi numa casa de Anchiano, uma localidade de Vinci, enquanto para outros, foi o próprio lugar de Vinci, situado na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre Florença e Pisa.

Da Vinci foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio, pois era também anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto e escultor. Por suas idéias científicas terem quase sempre ficado escondidas em cadernos de anotações, foi como artista que obteve reconhecimento de seus contemporâneos.

Assim, Da Vinci fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), em Florença. Mudou-se para Milão em 1481, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, trabalhou principalmente em Florença e tudo indica que, nesta época, ele tenha pintado a Mona Lisa, sua obra mais famosa. Entre 1506 e 1516, viveu entre Milão e Roma. Convidado por Francisco I, viajou para a França em 1516, vindo a falecer no ano de 1519.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Ricardo



Bom esta é uma caricatura feita para o Ricardo, bom o tema da para ver que é a cerveja. Ele gosta de uma cervejinha e não podia deixa-la de fora!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cameron Diaz



Este desenho foi feito no Papel Canson 230g., Lapis Staedtler HB, 2B, 4B, lapiseira 0.3 B

Grandes Mestres
Édouard Manet
(1832 - 1883)

Realismo

Édouard Manet (1832-1883) é considerado um importante pintor e artista gráfico do século XIX, visto por alguns críticos como um dos fundadores da arte moderna. Era considerado um artista rebelde e, apesar de ter sido discípulo do pintor parisiense Thomas Couture, acredita-se que tenha adquirido seu estilo observando o trabalho de mestres antigos em museus como o Louvre.

Entretanto, os trabalhos de Manet sempre foram incompreendidos pelos críticos de sua época que os consideravam desrespeitosos aos padrões artísticos vigentes. Um exemplo disso foi a rejeição de sua pintura Déjeuner sur L' herbe, em 1863, que mostrava uma mulher nua em um piquenique com dois homens vestidos com trajes contemporâneos, numa época em que a nudez só era aceita pela academia quando referia-se ao passado.

Manet era bem sucedido na representação de temas ligados à vida moderna, e é criticado ainda por não poder pintar aquilo que não estivesse em sua frente, uma vez que pintava diretamente do modelo. Entretanto, outros refutam essa afirmação que denigre a imaginação do artista, afirmando que suas obras não eram representações fiéis da natureza. Contra seus próprios esforços, Manet era muito admirado pelo grupo de pintores impressionistas que se formava e era considerado um dos líderes de vanguarda, mas acredita-se que ele se ressentia pela falta de reconhecimento oficial.

Uma de suas melhores obras, consideradas também uma das principais do século XIX, foi feita no final de sua carreira: Um Bar na Folies- Bergère, de 1882. Um espelho é utilizado para refletir as figuras e a luminosidade artificial do interior. Nesta obra, o assunto não é considerado tão importante quanto o próprio ato da pintura.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Andréa



Amizade é um dom Divino. É um dom que poucos tem. É algo sublime, perfeito, dedicado. È um sentimento bom, gostoso de sentir. Quando ganhamos um amigo, tudo se torna mais fácil, a vida se torna mais bela e a semante do amor é frutificada, regada com muita paz,harmonia e sinceridade nos corações que tem Deus.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Principais caracteristicas dos papéis



Este retrato foi feito com amor para a minha mãesinha.

"O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu." (Michelangelo) Canson, HB, 2B, 4B, 6B (Staedtler)

O lápis e o papel formam a dupla mais utilizada para a confecção de desenhos. Quanto melhor a qualidade destes, melhor será o resultado final do desenho.
Nesse artigo estarei falando sobre as principais características do papel.


Textura
A textura do papel talvez seja o fator mais importante para a confecção de desenhos. Para trabalhos com muitos detalhes, o ideal é que ela seja mais fina porém com sulcos suficientes para que o grafite possa ser depositado.
Papéis como as folhas A4 utilizadas nas impressoras são lisos demais, o que faz com que o artista despenda maior esforço para a imitação de determinadas texturas. Os papéis westerprint sofrem também desse mesmo problema, apesar de possuirem gramatura maior. Esses papéis são bons, noentando, para trabalhos onde a finalização será realizada com tinta nanquim. Papéis porosos demais, por outro lado, também não são bons para o trabalho com grafite, sendo mais indicados para o desenvolvimento de desenhos a giz pastel seco, exceto se o objetivo do artista é criar um desenho mais solto, sem atenção aos detalhes.

Ph neutro
A maioria dos papéis são alcalinos. Estes papéis, devido a sua acidez, amarelam com o tempo e tem sua durabilidade reduzida.
Outro problema que ocorre com os papéis alcalinos é o ataque de fungos, principalmente em lugares com maior humidade. São esses fungos, conhecidos como papirícolas. Existem 32 especies de fungos da celulose e, entre eles, encontram-se 14 espécies do tipo papirícola, que deixam sobre o papel manchas amarelas esverdeadas, castanhas, pretas, cinzentas, violetas, beje ou ocre.
Para o trabalho artístico, onde se deseja a perpetuação da obra, é necessário que se utilize um papel livre de ácido. A medida de acidez é efetuada através da verificação do seu pH. O pH pode variar de 0 a 14, sendo até pH = 7 considerado livre de acidez. O ácido do ambiente interfere no pH do papel, fazendo com que caia para menos do que 7, provocando dessa maneira o amarelamento. Essa é a razão pela qual devemos efetuar a escolha do papel entre os que possuem alcalinidade neutra. Alguns exemplos destes papéis são o Fabriano 121L e o Mi-Teintes. O Fabriano 121L é também conhecido como Fabriano 5 e vem com a inscrição Cotton 50% na borda do papel, em baixo relevo. Os papéis são fornecidos em várias medidas, sendo as mais comuns, folhas no tamanho 50X70cm ou de 70X100cm.

Algodão
O papel pode ser fabricado com polpas de fibras de algodão. A mistura do algodão na composição do papel proporciona a este uma maior durabilidade, pelo fato das fibras serem mais longas e o algodão ser um material mais nobre que a celulose. Esta mistura é o que o torna mais resistente ao atrito facilitando o trabalho com o grafite no processo de criação de desenhos hiper-realistas, já que existe a necessidade de fricção por um tempo mais prolongado em uma mesma região com a passagem do grafite e posteriormente do esfuminho. Esta é a razão pela qual os papéis como o Mi -Teintes e o Fabriano são melhores para o desenho foto-realista do que os de linha escolares.

Gramatura
A gramatura do papel é o peso em gramas medido por metro quadrado de uma folha de papel, especificado no Brasil em g/m². Alguns paises utilizam a libra como unidade de medida. A comercialização do papel é realizada com base no seu peso, por este motivo é evidente que quanto maior a gramatura, maior será o seu custo. Normalmente um papel de maior gramatura terá também maior espessura, porém pode ocorrer de papéis com mesma gramatura terem espessura diferentes. Isto tem a ver com a composição, pois os materiais utilizados na fabricação do papel podem ter relação de peso diferente. O Fabriano 121L pode ser encontrado na gramatura de até 300g/m² enquanto o Mi-Teintes é encontrado com 160g/m², fácil portanto deduzir que o Fabriano é um papel muito mais espesso.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Diferença entre marcas de grafites e lapis

Diferença entre marcas

O grafite possui diversas graduações. Isto foi feito como forma de padronização, para que os usuários pudessem identificar o tipo mais adequado as suas necessidades. Esta padronização, no entanto, serve apenas para diferenciação das minas dentro da escala do mesmo fornecedor, pois existe uma grande variação entre fornecedores diferentes, ou seja, a tonalidade obtida pelo grafite B de um fornecedor, pode ser o 2B de um outro. Desta forna o ideal é que se trabalhe com lápis de um mesmo fabricante ou que o usuário experimente antes de comprar, no caso de estar adquirindo um lápis de marca diferente.
Além da questão exposta acima, é importante saber que a qualidade das minas de grafite variam de fabricante para fabricante. Existem algumas empresas com produtos diferenciados, sendo alguns produzidos para o uso artístico e técnico, escritório ou escolares. Escolha sempre os da linha artística, pois serão sempre os de melhor qualidade.
Entre os melhores fabricantes estão a Staedler, Faber-Castel Alemã, Bruynzeel, Cretacolor e Koh-I-Noor, para citar os principais fornecedores.
A qualidade do lápis reflete de forma significante na qualidade da arte final. Com a experimentação de tipos de minas de marcas diferente, este fato fica bastante aparente, portanto se quiser bons desenhos, porcure sempre pelos melhores materiais.
Este texto, procurou dar uma pequena noção sobre as qualidades das minas de grafite.
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