BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 25 de março de 2010

Desenhos botânicos



A arte de ilustrar plantas é muito antiga e apreciada por povos do mundo inteiro. Desde o tempo dos faraós no Antigo Egito os homens costumavam usar a forma dos vegetais para decorar paredes, vasilhas e vestimenta.
Com o desenvolvimento das civilizações a arte botânica evoluiu tanto, a ponto de ser usada para descrever com detalhes uma planta tal qual um texto científico o faz , hoje em dia. Surge então a figura do ilustrador botânico, aquela pessoa que se especializar em ilustrar para a Ciência, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos científicos relacionados com a flora em geral.
Até pouco tempo atrás (fins do séc XIX e começo do séc. XX) , os naturalistas- cientistas viajantes que percorriam os continentes conhecendo e registrando os ambientes, animais e plantas, não possuíam outro recurso além dos próprios olhos, mãos e lápis para registrar o que viam. Faziam seus primeiros esboços no próprio ambiente onde estavam e depois de retornarem da viagem, em seus estúdios e laboratórios elaboravam belíssimas pranchas detalhadas que são consideradas , hoje, verdadeiras obras de arte
A Ilustração botânica portanto, na arte de representar uma planta com a maior fidelidade possível , garantindo perfeito reconhecimento do vegetal. Através de aprimoramento técnico e artístico, o ilustrador capta todas as características formais da planta , traduzindo-as num trabalho expressivo, capaz de sensibilizar o observador.
Na atualidade, mesmo possuindo equipamentos fotográficos de alta resolução, pantógrafos, computadores gráficos de adiantada tecnologia, a arte botânica sobrevive pelos seguintes motivos: 1) nem a fotografia é capar de registra uma imagem focalizando-a, isto é, deixando nítida a imagem em todos os pontos, ao mesmo tempo, independente da posição e do tamanho do vegetal . Essa é uma característica do desenho e de técnicas próprias desenvolvidas pelos ilustradores. 2) A arte de desenhar e pintar são uma atividade desenvolvida pelo ser humano e como tal, traz uma satisfação enorme para quem a pratica e também para quem observa os resultados . Há sempre uma boa dose de emoção e sensibilidade que permeia toda atividade artística e, o uso das máquinas por mais evoluídas que sejam, não consegue substituir.
A computação gráfica, hoje em dia tão difundida, se presta a inúmeras tarefas que facilitam o trabalho do desenhista , em geral ( quadrinistas, projetistas, designers, etc.), mas no campo específico da ilustração científica ( botânica e zoológica) nada substitui a velha arte de observar, desenhar e pintar da forma mais tradicional possível, como faziam os homens das cavernas.

Nenhum comentário:

Anúncio provido pelo BuscaPé