BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O que é um esfuminho e como usa-lo


Esfuminho é um rolo de papel, feltro ou peliça prensado em forma cilindrica com pontas nas extremidades,
artefato criado especificamente para a obtenção dos efeitos de esfumado e pode ser utilizado para os trabalhos utilizando-se as técnicas secas como o lápis de grafite, carvão ou pastel.
Com ele é possível criar as texturas mais suaves e degradês. No pastel também auxilia na mistura entre cores adjacentes produzindo um agradável efeito de transição entre uma cor e outra.

Essa ferramenta pode ser utilizada de diversas maneiras. Nesse primeiro artigo farei uma abordagem sobre o uso do esfuminho com o lápis de grafite para criação de desenhos fotográficos.
Dependendo do resultado que se espera, o que é considerado como certo no uso do esfuminho para um tipo de desenho, não será para outro, e é por essa razão que esclareço nesse ponto que as técnicas ensinadas aqui são para a obtenção de efeitos mais realistas, quase fotográficos, apenas com o lápis de grafite.
Nesse tipo de trabalho o esfuminho é utilizado apenas para dar o acabamento do desenho. Todas as texturas e graduações deverão ser obtidas com a utilização do lápis. O esfuminho entrará apenas na fase final do desenho para os últimos retoques.


5 comentários:

Anônimo disse...

o interessnate é ki vc consegue desenhar com perfeição!!lindo trabalho!!by pretinha

paulao disse...

oi, eu me chamo paulo e queria saber como se fabrica o esfuminho em casa .
se puder me ajudar estou grato desde agora.

Lis disse...

Olá Paulo, bom como se fabrica um esfuminho em casa eu não sei te dizer, mas posso adiantar que ele pode ser substituido tranquilamente por um cotonete, ou um algodão, tem artistas que usam as mãos ou até mesmo tissue e papel higiênico. As vezes o resultado fica até melhor!Tem muitos desenhos meus que usei as mãos e outros usei tissue, sabe aqueles lenços de papel ne? O resultado é muito bom!Desculpe não poder responder sua pergunta, mas espero ter ajudado de alguma forma e obrigado pela visita, volte sempre, abraços da Lis

Anônimo disse...

Por que nao:)

Lis disse...

O Sr. Por que não novamente, rs. Continuo sem entender a sua pergunta. Desculpe-me.

Anúncio provido pelo BuscaPé