BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Este è o meu preferido

"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz."
( Aristóteles )

Grandes Mestres

Picasso
(1881-1973)

Cubismo

Pablo Picasso, o artista mais famoso e mais versátil do século XX, nasceu em Málaga, no sul da Espanha, em 25 de outubro de 1881. O pai era professor de desenho, portanto o óbvio talento de Picasso foi reconhecido desde cedo e, aos quinze anos, já tinha o seu próprio ateliê.

Após um falso início como estudante de arte em Madri e um período de boêmia em Barcelona, Picasso mudou-se para Paris. A cidade foi lar permanente do artista desde abril de 1904 e tornou-se o novo centro da arte vanguardista.

Neste período, seu trabalho foi relativamente convencional, passando da Fase Azul melancólica (1901-05) para a Fase Rosa, mais alegre (1905). Na vida de Picasso, as mulheres e a arte estão intimamente misturadas. O surgimento de uma nova mulher freqüentemente sinalizava uma mudança de direção artística.

Em 1907, junto com o pintor francês George Braque, criou o Cubismo, movimento em que o mundo visível é desconstruído em seus componentes geométricos. Neste momento, se estabeleceu um dogma fundamental da arte moderna - o de que o trabalho do artista não é cópia nem ilustração do mundo real, mas um acréscimo novo e autônomo.

Ao contrário de alguns contemporâneos seus, Picasso nunca chegou a criar uma arte puramente abstrata. Sua versatilidade o mantinha um salto adiante de seus admiradores que se surpreenderam quando ele voltou a pintar figuras mais convencionais. Coincidentemente ou não, em 1918 se casara com a bailarina Olga Koklova, e adotara um estilo de vida que com o tempo foi lhe aborrecendo.

Em 1925, começou a pintar imagens deformadas que em parte se deviam às dificuldades pessoais. Inventou uma variedade de estilos como nenhum outro artista havia tentado antes. Em qualquer veículo que se expressasse, sempre foi imensamente prolífero.

No final da década de 30, criou Guernica - uma resposta direta aos horrores da Guerra Civil Espanhola. Após colocar-se ao lado dos republicanos, foi exilado de sua terra Natal. Durante a Segunda Guerra, ficou na Paris ocupada pelos alemães, proibido de expor, mas sem que ninguém o molestasse seriamente.

Após a libertação de Paris, ingressou no Partido Comunista, e durante alguns anos suas obras foram declaradamente políticas; mas ele era também uma celebridade internacional, residia no Sul da França, onde os ricos iam se divertir.

Casou-se pela segunda vez com Jacqueline Roque em 1961 e passou a levar uma vida mais retirada. Morreu aos 91 anos em 8 de abril de 1973.

Um comentário:

Peter and Samy disse...

Ola, era so para te dar os parabens pois tens muito jeito para o desenho, eu penso que saber desenhar é um dom que nasce com as pessoas.

Anúncio provido pelo BuscaPé