BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Muringa



Imagem feita com exercícios de luz e sombra, e o resultado foi este aqui.

Grandes Mestres

Salvador Dalí
(1904-1989)

Surrealismo

"Como posso querer que meus amigos entendam as coisas loucas que passam pela minha cabeça, se eu mesmo não entendo?", assim pensava o mestre do surrealismo Salvador Dalí, que desenvolveu em suas interpretações e associações irracionais de acordo com o método crítico-paranóico por ele criado.

Nascido em 11 de maio de 1904, na cidade catalã de Figueras (Espanha), Dalí começou a estudar desenho em 1917. Realizou sua primeira exposição individual em 1925, na Galeria Dalmau (Barcelona) e finalmente, em 1928, entrou para o grupo surrealista em Paris, se envolvendo ainda mais com as teorias de Sigmund Freud.

Ainda em 1928, casou-se com sua então amante, Gala Eluard, que apesar de sua musa inspiradora, foi a principal incentivadora da banalização de sua arte. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Dalí fugiu para os EUA, onde se tornou uma celebridade, criou grandes obras e inaugurou o Museu Dali.

Os últimos anos de Salvador Dalí foram obscurecidos pela morte de Gala, em 1982, e pela grande quantidade de obras falsas atribuídas a sua autoria. No dia 20 de Janeiro de 1989, Salvador Dalí morre em Figueras e é enterrado no Museu Dalí. Hoje, historiadores afirmam que Dalí, além de um grande artista, era também um showman na divulgação da sua obra.

3 comentários:

gianlucio disse...

Olá Lis, obrigado pela sua visita bem-vinda, você é um querido amigo, parabéns pelo seu belo blog nunca.
Ciao Gianlucio

Fábio Cembranelli disse...

Ólá, Lis. Muito obrigado pela sua visita e pelos comentários gentis. Seu blog é muito interessante, vc tem uma técnica muito boa no desenho. Parabéns, vou voltar mais vezes aqui!

Peter and Samy disse...

simplesmente lindo...

Anúncio provido pelo BuscaPé