BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Meu aniversário, Mulher Moderna



Esta mulher é aquela que corre atrás das coisas que realmente quer, aquela que não fica esperando cair nada do Céu, aquela que sabe o que quer, decidida, e feliz com o que é!

Papel Arches 300g. lápis Staedtler 7B e 8B.

Sanguínea

 É uma espécie de "giz vermelho", mistura de caulino e hematite e tem um tom castanho-avermelhado escuro, semelhante à terracota e existe numa só dureza.
Conhecida desde o paleolítico, a sanguínea começa a ser usada com profusão por volta de 1500. É na Renascença e Barroco que artistas como Leonardo da Vinci, Rafael e Rubens usam a sanguínea de uma forma notável. Os efeitos de "sufmato" que empregaram são admiráveis. Os artistas italianos usaram imenso a sanguínea, quer isoladamente, quer combinada com outros materiais. A sua cor quente e suave será talvez a razão para ter sido empregue no desenho de representação do corpo humano através da história. O uso combinado da sanguínea, pedra negra e uma espécie de giz branco, foi no séc. XVI usada abundantemente, sobretudo para o retrato. A sanguínea, tal como o carvão e o pastel seco, deve ser fixada, embora neste caso apenas com uma camada suave de fixador apropriado, porque normalmente escurece e perde a luminosidade inicial.

Um comentário:

Laurie Justus Pace disse...

IN English I am sorry! I have added a link to your blog. I love your portraits in graphite.

Would love to visit via email and a translater if we can.

ellepace@mac.com

Laurie

Anúncio provido pelo BuscaPé