BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 6 de março de 2009

Tipos de Grafite

Tipos de Grafite
Hoje os grafites podem ser obtidos em forma de lápis, lapiseiras ou mesmo em barras mais robustas enroladas em plástico.
Os lápis são fabricados com diferença na composição das misturas de argila e grafita, o que confere a eles variação na dureza e no efeito dos traços produzidos. Os lápis mais duros, são referenciados com a   letra H do Inglês hard, enquanto os mais macios recebem a letra B de black, por produzirem traços mais escuros. Junto com a letra é associado um número para distinguir o grau de dureza ou maciez, sendo a escala mais comum do 6H até o 6B, porém existem alguns fabricantes que estendem a escala até os limites de 10H a 9B.
Quanto maior o número do H, mais duro será o grafite, por outro lado, quanto maior o número do B, mais macio ele se torna, portanto o lápis 4H é mais duro que o 2H e o
3B é mais duro que o 6B. No centro da escala encontra-se de maneira intrusa, o lápis F, de for fine point. A explicação é a de que este seria o grafite com o qual se consegue manter a ponta fina por mais tempo.
O lápis HB, também no centro da escala, é o lápis intermediário, normalmente utilizado na escrita. E a propósito do comentário, existe uma outra numeração utilizada, onde os lápis são seqüenciados através de números, sem as letras, que vão de zero a cinco, sendo o zero o mais macio e o cinco o mais duro. Na correspondência o número dois equivale ao HB, daí a razão do número dois nos lápis que adquirimos em papelarias para a escrita.
Embora exista uma graduação nos lápis utilizados para escrever, estes não se comparam em qualidade aos utilizados para atividades gráficas, artísticas ou técnicas. Quanto a isto, os lápis técnicos são os mais duros, do 10H até o HB e os artísticos de 2H até o 9B, porém o uso na prática, vai do gosto individual de cada um, tendo artistas que costumam utilizar por exemplo lápis mais duros como o 4H para a confecção de sua arte.
Apesar de o desenho com lápis de grafite ser realizado muitas vezes como base para o trabalho com outros materiais, é possível a criação de belas obras exclusivamente com o seu uso. Devido a grande variedade de tons e capacidade de ser trabalhado com ponta muito fina, o lápis 
de grafite dá ao artista meios de realizar a confecção de simples até complexos desenhos.

2 comentários:

Rumiko disse...

Ola, Lis!
I understand. Thank you!
I like graphite portraits too, but I haven't drawn any for a long time.
This is a very nice drawing. Who are they?

gianlucio disse...

Olá, na Itália, hoje, é a festa das mulheres Auguri!

Anúncio provido pelo BuscaPé