BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sábado, 24 de janeiro de 2009

Principais caracteristicas dos papéis



Este retrato foi feito com amor para a minha mãesinha.

"O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu." (Michelangelo) Canson, HB, 2B, 4B, 6B (Staedtler)

O lápis e o papel formam a dupla mais utilizada para a confecção de desenhos. Quanto melhor a qualidade destes, melhor será o resultado final do desenho.
Nesse artigo estarei falando sobre as principais características do papel.


Textura
A textura do papel talvez seja o fator mais importante para a confecção de desenhos. Para trabalhos com muitos detalhes, o ideal é que ela seja mais fina porém com sulcos suficientes para que o grafite possa ser depositado.
Papéis como as folhas A4 utilizadas nas impressoras são lisos demais, o que faz com que o artista despenda maior esforço para a imitação de determinadas texturas. Os papéis westerprint sofrem também desse mesmo problema, apesar de possuirem gramatura maior. Esses papéis são bons, noentando, para trabalhos onde a finalização será realizada com tinta nanquim. Papéis porosos demais, por outro lado, também não são bons para o trabalho com grafite, sendo mais indicados para o desenvolvimento de desenhos a giz pastel seco, exceto se o objetivo do artista é criar um desenho mais solto, sem atenção aos detalhes.

Ph neutro
A maioria dos papéis são alcalinos. Estes papéis, devido a sua acidez, amarelam com o tempo e tem sua durabilidade reduzida.
Outro problema que ocorre com os papéis alcalinos é o ataque de fungos, principalmente em lugares com maior humidade. São esses fungos, conhecidos como papirícolas. Existem 32 especies de fungos da celulose e, entre eles, encontram-se 14 espécies do tipo papirícola, que deixam sobre o papel manchas amarelas esverdeadas, castanhas, pretas, cinzentas, violetas, beje ou ocre.
Para o trabalho artístico, onde se deseja a perpetuação da obra, é necessário que se utilize um papel livre de ácido. A medida de acidez é efetuada através da verificação do seu pH. O pH pode variar de 0 a 14, sendo até pH = 7 considerado livre de acidez. O ácido do ambiente interfere no pH do papel, fazendo com que caia para menos do que 7, provocando dessa maneira o amarelamento. Essa é a razão pela qual devemos efetuar a escolha do papel entre os que possuem alcalinidade neutra. Alguns exemplos destes papéis são o Fabriano 121L e o Mi-Teintes. O Fabriano 121L é também conhecido como Fabriano 5 e vem com a inscrição Cotton 50% na borda do papel, em baixo relevo. Os papéis são fornecidos em várias medidas, sendo as mais comuns, folhas no tamanho 50X70cm ou de 70X100cm.

Algodão
O papel pode ser fabricado com polpas de fibras de algodão. A mistura do algodão na composição do papel proporciona a este uma maior durabilidade, pelo fato das fibras serem mais longas e o algodão ser um material mais nobre que a celulose. Esta mistura é o que o torna mais resistente ao atrito facilitando o trabalho com o grafite no processo de criação de desenhos hiper-realistas, já que existe a necessidade de fricção por um tempo mais prolongado em uma mesma região com a passagem do grafite e posteriormente do esfuminho. Esta é a razão pela qual os papéis como o Mi -Teintes e o Fabriano são melhores para o desenho foto-realista do que os de linha escolares.

Gramatura
A gramatura do papel é o peso em gramas medido por metro quadrado de uma folha de papel, especificado no Brasil em g/m². Alguns paises utilizam a libra como unidade de medida. A comercialização do papel é realizada com base no seu peso, por este motivo é evidente que quanto maior a gramatura, maior será o seu custo. Normalmente um papel de maior gramatura terá também maior espessura, porém pode ocorrer de papéis com mesma gramatura terem espessura diferentes. Isto tem a ver com a composição, pois os materiais utilizados na fabricação do papel podem ter relação de peso diferente. O Fabriano 121L pode ser encontrado na gramatura de até 300g/m² enquanto o Mi-Teintes é encontrado com 160g/m², fácil portanto deduzir que o Fabriano é um papel muito mais espesso.

7 comentários:

Sandra Gonçalves Luis disse...

Olá Lis!
Obrigado pela visita e pelo comentário.
E do teu blog só tenho uma coisa a dizer EXELENTE.
Estás de parabéns, muito lindos.
Vou passar mais vezes

Bjs.
O cantinho da Sandra Luís

Blog da Irene disse...

OI MINHA LINDA! GRATA POR ME VISITAR, FIQUEI MUITO FELIZ E VIM CONHECER O SEU BLOG. É UMA DELÍCIA, ATÉ PORQUE EU TB. JÁ FIZ DESENHOS DE ROSTOS, PINTURA MUITO TEMPO, FIZ DESENHO DE JÓIAS, FIZ TB. JOALHERIA, MAS ISSO HÁ UNS VINTE E POUCOS ANOS ATRÁS. NÃO DEU PRÁ CONTINUAR, POIS AS MÁQUINAS DE PREPARAÇÃO DO METAL ERAM E SAO MUITO CARAS. VOU TE ADC. ENTRE OS MEUS FAVORITOS. BJKS MINHA QUERIDA!

Blog da Irene disse...

LINDA, TEM SELINHO DA AMIZADE PRÁ VC. LÁ NO MEUBLOG. PASSE E PEGUE. BJKS

Anônimo disse...

ki lindo ELi!!!!!amor incondicional,amor de mãe!!!!!!!!!!!!parabéns!!!!!!by pretinha

Maria Jose disse...

simplesmente incrivel muito bonito parabens vou voltar

Erica Padilha disse...

Vcs duas são lindas!!! Parabéns pelo amor entre as duas e por sua competência artística... adorei os desenhos...

Erica A. Padilha

Unknown disse...

ola parabens ficou otimo seus desenhos ficou show

visite o meu blog ok e de sua opinião sobre os meus desenhos e venha ser um membro sera uma honra

http://ciceroartedesigner.blogspot.com

Anúncio provido pelo BuscaPé